A Companhia Paulo Ribeiro apresenta um novo Laboratório Coreográfico em colaboração com o aclamado coreógrafo e bailarino norte-americano Mark Tompkins. O evento acontecerá de 24 a 28 de Julho, na Academia de Artes do Estoril.
Neste laboratório de cinco dias, os participantes terão a oportunidade de explorar a arte da improvisação através das técnicas de contacto-improvisação e composição em tempo real. Além disso, contarão com a presença de Nuno Rebelo, um renomado compositor e guitarrista experimental que tem colaborado com diversos bailarinos de destaque, como Boris Chamartz, Mark Tompkins, Mathilde Monnier e Vera Mantero, entre outros.
Este laboratório destina-se a profissionais, estudantes e entusiastas das artes performativas com experiência em dança contemporânea, sendo necessário ter mais de 18 anos para participar.
Data e Hora: 24 a 28 de Julho de 2023 das 10:00 às 17:00 (intervalo para almoço entre as 13:00 e 14:00)
Local: Academia de Artes do Estoril, Estoril (Ver no Google Maps: https://goo.gl/maps/W1D2CgxcU3DWTnQf7 )
Preço: 100€*
*o valor não inclui refeições
Formulário de inscrições (até 17 de Julho): https://forms.gle/FHdKsa6DNpeY8CZH8
Mais informações:
- Facebook: https://www.facebook.com/events/1048643556106286/1048643569439618/
- Instagram: https://www.instagram.com/p/CtjOtSIplSR/
Organização:
Companhia Paulo Ribeiro
:::Sobre os formadores:::
Mark Tompkins é bailarino, coreógrafo, cantor e professor norte-americano. Fundou a Companhia I.D.A. em 1983. A sua forma única de fabricar objectos de performance não identificados, que misturam dança, música, voz e texto, tornou-se a sua assinatura, reforçada pela sua colaboração com o cenógrafo e figurinista Jean-Louis Badet desde 1988. Reconhecido pelo seu ensino, a sua paixão pela composição em tempo real levou-o a trabalhar com muitos improvisadores conhecidos internacionalmente. Em 2008, recebeu o prémio SACD de Coreografia por todo o seu trabalho. Trabalha com a coreógrafa portuguesa Mariana Tengner Barros, e colabora desde 2016 com a coreógrafa Meg Stuart no projecto ONE SHOT - diálogos em composição em tempo real, que inclui workshops, performances improvisadas.
Nuno Rebelo, músico autodidata, tem desenvolvido larga actividade como compositor de música para bailado, teatro e cinema, tendo colaborado com Vera Mantero, Mark Tompkins, Constanza Brncic, Paulo Ribeiro, João Fiadeiro, Aldara Bizarro, Cosmin Manolescu, Philippe Genty, José Wallenstein, António Feio, José Nascimento, Edgar Pêra, entre outros.
Como guitarrista experimental tem tocado em vários países com músicos de topo da música improvisada. Entre 2013 e 2015 foi docente da disciplina de improvisação contemporânea no Taller de Musics – Escola Superior d'Estudis Musicals, em Barcelona. Em espectáculos de improvisação com dança, actuou com bailarinos como Steve Paxton, Lisa Nelson, Vera Mantero, Mark Tompkins, Julyen Hamilton, David Zambrano, Frans Poelstra, Mathilde Monnier, Boris Charmatz, Constanza Brncic, Malpelo, etc.
Nota: Os eventos estão sujeitos a alterações. Por favor confirme com a entidade promotora.