Morreu Miltercio Santos, bailarino e produtor de Puta da Silva

Nascido na Bahia, primeira capital do Brasil, e residente em Portugal há mais de 30 anos, Miltercio Santos, bailarino, figurinista e produtor da banda Puta da Silva vai deixar saudades imensas.  Miltercio, ou somente Mil, como era chamado por muitos amigos, fez sua passagem na segunda-feira dia 18 de Março de 2024, deixando a todos repentinamente. Apesar de um acontecimento muito triste, seus familiares, amigos e companheiros de banda anunciam e honram esta passagem com beleza, leveza e ternura, fazendo juz à quem era Miltercio e toda energia, carinho e amorosidade da sua personalidade.

 

Apresentou uma longa carreira artística, já tendo dançado para Pina Bausch e contracenado com artistas como Watusi e Grande Otelo, voltou a ter seu merecido reconhecimento nos palcos com às performances junto à banda Puta da Silva, que desde 2020 vinha rapidamente  transformando o cenário artístico comportamental musical de Portugal. Mil trazia sua presença vibrante e forte, com correntes, máscaras, tecidos e adereços metálicos adornando o corpo e portando grandes chifres que abria os portais para os inícios das performances da banda.


Nestes trabalhos criava toda uma dramaturgia e atmosfera envolvendo o espaço e o público. Com a banda pisaram nos maiores palcos das Casas de concertos e Festivais do país, tais como Festival Iminente, Pride Lisboa, MIL, Futurama no Alentejo, Festival Tremor, entre tantos outros e estiveram também na Casa do Primeiro Ministro celebrando a importância da cultura afro-brasileira e sua presença histórica na construção de Portugal.


Pontos de Rua: https://youtu.be/nVyC3bqcxHA?si=O8-Lt9cS2hlPG47P

 

De personalidade versátil em suas performances, ora com uma faceta mais oculta e densa, ora com uma faceta extremamente leve e vibrante, sempre elegante, Miltercio tomava o espaço criando a conexão entre palco e plateia, entre céu e terra, visível e invisível. Um grande artista, uma pessoa maravilhosa e iluminada.


Bruxonas - Miltércio Santos (Vídeo Performance): https://www.youtube.com/watch?v=HIMG6QLk9io


As cerimónias fúnebres de Miltercio Souza dos Santos começaram no dia 21 de Março (quinta feira), na Capela do Sagrado Coração de Jesus, na Basílica da Estrela. No dia 22 de Março, sexta-feira, será celebrada a Missa de corpo presente pelas 14 horas, seguindo de funeral para o Cemitério de Benfica, onde será sepultado. Solicita-se que as pessoas venham vestidas de branco, e tragam uma rosa amarela em homenagem ao Miltercio.


Data Publicação: 22/03/2024
  • Partilhar

Outras Notícias