Este evento já decorreu ou tem datas anteriores a 13/12/2024

Foto: Mário M. Fonseca

Rebento

"O que resta depois da destruição? “REBENTO” acompanha a metamorfose de dois corpos que partem de um estado de alienação e lutam para encontrar espaço para a sua própria vontade e finalmente ver o outro. Inspirado pela ameaça real de prospeção mineira na Serra da Argemela, “REBENTO” combina técnicas de iluminação, som, vídeo e corpo em movimento de forma a criar um cenário futurista que inspira à reflexão sobre tecnologia, o papel de uma ferramenta, e o destino das relações após um colapso sistémico."


Data: 21 de setembro de 2023 às 21h30


Local: Teatro Helena Sá e Costa, Porto (Ver no Google Maps: https://maps.app.goo.gl/7bab2bTdMW94vco98 )


Bilhete normal: 5€


Mais informações:

- Reservas: +351 961 631 382 ou thsc@esmae.ipp.pt


FICHA ARTÍSTICA

Criação: Mário M. Fonseca

Interpretação: Francisco Oliveira e Matilde Tarrinha

Participação em processo: Andreia Alpuim

Sonoplastia e Vídeo: Mário M. Fonseca

Desenho de Luz: Mário M. Fonseca e Leonardo Calvino

Figurinos: Mariana Barbosa

Produção: Gisela Ferreira

Apoios: Opala - Academia de Dança e Belas Artes; Sekoia - Artes Performativas; Corpo Raiz

Agradecimentos: Mariana Alves, Eríc Santos, Ana Lopes

 

Sobre o Coletivo CAMAFEU:

CAMAFEU é um coletivo artístico sediado no Porto e fundado em 2022 por Andreia Alpuim, Francisco Oliveira, Gisela Ferreira, Mariana Barbosa, Mário M. Fonseca e Matilde Tarrinha.

Após se cruzarem na edição de 2021 da Formação Avançada em Interpretação e Criação Contemporânea (FAICC) da Companhia Instável, juntam-se com o objetivo de realizar projetos colaborativos na área da dança contemporânea e performance. CAMAFEU funciona numa lógica não-hierárquica, em que cada membro assume funções diferentes em cada atividade ou projeto.

O coletivo realizou a sua primeira criação, “Outros Lugares” (com direção de Andreia Alpuim e Francisco Oliveira), no primeiro semestre de 2022, com apoio do Estágio de Dança de Aveiro e apresentações no Teatro Aveirense e Estaleiro Teatral de Aveiro.

  

Sobre Mário M. Fonseca (Direção “REBENTO”):

Mário M. Fonseca é formado em Fotografia pela Escola Artística Soares dos Reis (2017) e licenciado em Cinema pela Universidade da Beira Interior (2020). Começa a sua carreira performativa no teatro, aos quinze anos, e paralelamente pratica Karaté-Do Shotokai, arte marcial na qual se gradua cinturão negro em 2018. A partir de 2015 desenvolve uma prática de movimento autónoma, com base em dinâmicas de improvisação, danças urbanas e artes marciais, e em 2021 realiza a Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica (FAICC), da Companhia Instável (Porto). Em 2020 inicia um projeto documental contínuo, com Mariana Alves, versando a exploração mineira em Portugal, que se haveria de se tornar a inspiração para a performance “Fantasmas de Prata” (2021, cocriação com Gisela Ferreira). Em 2022 faz parte do elenco de “Vastidão”, de Gustavo Ciríaco e Michele Moura; ainda no mesmo ano cofunda o Coletivo CAMAFEU e interpreta a primeira peça do grupo, “Outros Lugares”.



Nota: Os eventos estão sujeitos a alterações. Por favor confirme com a entidade promotora.

Data Hora Local
21/09/2023 21:00 Porto
  • Partilhar

Publicidade