Prémio Estudar a Dança 2021

A Direção-Geral do Património Cultural, através do Museu Nacional do Teatro e da Dança, com o patrocínio da Fundação Millennium BCP, criou o Prémio Estudar a Dança, no montante de 3.000,00€, destinado a distinguir anualmente as melhores teses académicas sobre a história e/ou a estética da dança teatral em Portugal.

Assim, na sua primeira edição, a decorrer em 2021, poderão ser apenas concorrentes teses de mestrado, prevendo-se que na segunda edição, o Prémio incidirá sobre teses de doutoramento.

Este Prémio, que celebra o valioso espólio do Museu Nacional do Teatro e da Dança, pretende estimular e evidenciar a importância dos estudos da dança no nosso país.

Nos termos do Regulamento do Prémio Estudar a Dança, a primeira edição realiza-se já em 2021, sendo 30 de setembro a data limite para apresentação de candidaturas, podendo concorrer teses de mestrado defendidas nos últimos cinco anos em estabelecimentos de ensino nacionais ou estrangeiros.


REGULAMENTO

1. A Direção-Geral do Património Cultural / Museu Nacional do Teatro e da Dança e a Fundação Millenium atribuem bienalmente o Prémio Estudar a Dança, destinado a galardoar trabalhos no domínio do estudo da Dança em Portugal.

2. O Prémio destina-se a galardoar estudos que contribuam, pela sua excecional qualidade, para o desenvolvimento do conhecimento desta Arte, em todas as suas vertentes,

3. O Prémio tem o valor pecuniário de três mil euros (€ 3.000,00).

4. Os/as candidatos/as podem apresentar a concurso teses de mestrado defendidas nos últimos cinco anos em universidades nacionais ou internacionais.

5. As candidaturas deverão dar entrada no Museu Nacional do Teatro e da Dança até ao próximo dia 30 de setembro de 2021, em correio registado com aviso de receção, utilizando o seguinte endereço: Prémio Estudar a Dança, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Estrada do Lumiar, 10 – 1600-495 Lisboa. Além de um ficheiro PDF com a obra a concurso, gravado em duas pen drive USB, deverá também ser remetido um curriculum vitae com identificação completa do/a candidato/a, a indicação da classificação final atribuída à tese em concurso, bem como quaisquer outros elementos julgados pertinentes.

6. O Júri é constituído por José Sasportes, Presidente do Juri, e por Rui Vieira Nery, José Carlos Alvarez e pelo diretor do Museu Nacional do Teatro e da Dança.

7. As deliberações do Júri serão tomadas por maioria absoluta dos votos, cabendo ao Presidente voto de qualidade.

8. O Júri poderá decidir não atribuir o Prémio e das suas deliberações não haverá recurso.

9. O Prémio pode ser atribuído ex-aequo.

10. A deliberação final do Júri será tomada nos dois meses seguintes ao encerramento do período de candidatura.

11. O anúncio do vencedor deverá ocorrer até ao final de 2021 e a entrega do Prémio ocorrerá no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em data a agendar entre todas as partes envolvidas.


Mais informações: 

http://www.museudoteatroedanca.gov.pt/pt-PT/Actividades/ContentDetail.aspx?id=607


Contactos:

Museu Nacional do Teatro e da Dança

Morada: Estrada do Lumiar, 10, 1600-495 Lisboa

Tel.: 00 351 21756 74 10

Email: geral@mnteatroedanca.dgpc.pt


Data Publicação: 23/07/2021
  • Partilhar

Outras Notícias